Manhã de autógrafos do livro No Mundo da Luna escrito por ex-acolhida da FMIJ

Anna Luíza Affonso Souza, a Luna, agradeceu a todos, especialmente a família e a primeira-dama, Tassiana Oliveira, que incentivou à publicação

O Museu Histórico de Campos recebeu, na manhã deste sábado (6), sessão de autógrafos do livro No Mundo da Luna da jovem Anna Luiza Affonso Souza, 18 anos. Ela é ex-acolhida do Cativar – equipamento vinculado à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) -, Luna estava acompanhada da família, além da primeira-dama Tassiana Oliveira, quem a incentivou à publicação, tornando-se como a própria escritora define de “sua madrinha”.

A ação é fruto de uma parceria com o Museu de Campos por meio da Fundação Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), além da sessão de autógrafos, houve também coquetel e sessão de fotografias. Luna classificou a data de hoje como um misto de alegria e emoção, além de ser mais uma realização de sonhos.

“Não tenho palavras para agradecer a cada um de vocês que acreditou em mim. Vocês todos foram muito importantes na minha caminhada. Não me canso de agradecer a primeira-dama, Tassiana Oliveira, que ficou do meu lado para que esse sonho tornasse realidade e participar ativamente de cada momento meu”, afirma a escritora.

Tassiana Oliveira destaca que é importante valorizar a leitura e que ações deste tipo são muito especiais, tanto para Luna quanto para ela, que acompanhou de perto a escritora, desde o momento em que leu suas primeiras poesias, ainda em um caderno de anotações, no Cativar.

“Acompanhar cada passo da Luna é muito importante. Ela lançou o livro na Bienal ano passado e ainda tem muito mais novidades por vir. É emocionante ver uma ex-acolhida da FMIJ, alcançando grandes passos. A emoção toma conta de mim e recordo como tudo começou quando fui no Cativar, e a Luna me chamou em um canto, dizendo que gostava de escrever e que queria me mostrar seu trabalho. Após ler, percebi que tudo aquilo poderia ser colocado em um livro e o resultado está aqui hoje. Uma nova mulher”, diz a primeira-dama.

A presidente da FCJOL, Auxiliadora de Freitas, falou da importância de fortalecer a cultura por meio da literatura.

“É um exemplo de resistência, transformação, libertação, resgate de autoestima que a cultura e o talento dela pode promover na vida dela. O livro é motivador não só para ela, mas para todos que puderem ouvir, acompanhar e que deu e iniciou outro ciclo da vida dela através do livro”, disse.

A gerente do Museu, Graziela Escocard, falou de a importância da escritora campista escolher o Museu para fazer a manhã de autógrafos.

“O Museu é um local que abriga todos os agentes culturais, escritores, artistas e ter uma escritora campista nova na literatura revelando seu tralho aqui, eu acho que o Museu tá cumprindo o papel dele de ser um espaço para agregador para isso e de fomento e divulgação dos nossos agentes culturais”, declarou.

O atual diretor jurídico contencioso do Procon e ex-presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, relata que foi um dos momentos mais gratificantes para a ex-acolhida.

“Este momento significa muito. Conheci a história da Luna ainda no acolhimento, acompanhei todo o processo da estrutura do livro, além de ter participado do lançamento e agora poder viver um momento em que tudo é sinônimo de amor, trabalho, luta, cooperação. Por meio do livro, ela contou um pouco de algumas vivências, soltou a imaginação”, frisou.

A subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, que estava à frente da EMUGLE, na época, pontou como a sessão de autógrafos é um incentivo para outras escritoras.

“Me recordo dos primeiros passos para a execução do livro e hoje, fico feliz por estar presente agora, ver a felicidade dela, além de servir de incentivo aos outros jovens que por ventura deseja se aventurar pelo mundo da literatura”, declarou

No Mundo de Luna, um trabalho desenvolvido pela escritora durante sete anos seguidos, foi publicado por meio de parceria da Câmara Municipal de Campos e Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle)

Você Também Pode Gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *